segunda-feira, 5 de abril de 2010

Teoria do Papai Noel e Principais funções da Publicidade - 19/02/2010

Nome bastante peculiar para uma teoria, não?!

Mas esse nome faz muito sentido depois que se sabe o porquê. A Teoria do Papai Noel consiste na gratificação.

É como quando a criança ainda "acredita" em Papai Noel, ela sai lucrando com aquilo. Ganha presente, pode enviar cartas para pedir exatamente aquilo que deseja. É interessante para ela. Essa gratificação não se contrapõe à ordem social. Essa gratificação se encaixa nos costumes e na nossa cultura.





Agora, Principais Funções da nossa querida Publicidade:

1) Informação: Informar às pessoas a respeito do uso do produto, locais de venda e etc. Ex.: Produto de lançamento. Função Manifesta.




2) Persuasão: Influenciar os consumidores levando à ação de compra. Ex.: Função latente. Assolan.




3) Lembrança: Tornar presente os atributos da marca e benefícios do produto. Ex.: Natura TodoDia. Função Latente.




4) Agregação de valor: Mostrar valores técnicos e emocionais do produto/marca. Ex.: Coca-Cola. Função manifesta e latente.




Também trabalhamos o texto "A publicidade e o tensionamento global", abordando, resumidamente, os seguintes aspectos:

- Publicidade é o espelho da cultura. Para cada público-alvo, nós falamos de um jeito. As empresas (clientes das agências0 watão se tornando globais. A comunicação também deve ser global.

- Instantaneamente posicionamos três marcas em nossa mente.

- Adaptações de mensagens são necessárias para que a mesma seja absorvida de forma eficiente pelos mais variados públicos das empresas atuais (globais).

Uma matéria na revista Exame, entitulada "É difícil agradar a todos", também ilustra bem essa questão discutida acima. Abaixo segue o link para a matéria:

http://portalexame.com.br/revista/exame/edicoes/0900/marketing/m0136469.html

Boa sorte!

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