segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tipos de Persuasão - 05/03/2010

Depois de discorrermos sobre as principais funções da Publicidade, vamos aprender quais os tipos de persuasão. Como envolvemos o público-alvo de determinada marca para absorverem a mensagem de forma clara e eficiente (atendendo ao objetivo e metas de marketing e de comunicação).

a) Consumo Racional: fazer - saber
Fazer o consumidor saber das características do produto. Características reais/ técnicas.

- Publicidade sustentada no consumo racional: é a publicidade fundada na racionalidade econômica e, nessa medida, mais diretamente responsável pela cultura de aquisição de bens/produtos. É a publicidade do fazer - saber: aquela que valoriza a informação objetiva, o raciocínio lógico na captação do consumidor. Importa aqui, sobretudo, o esclarecimento acercad o produto, marca e/ou serviço, com a indicação de qualidades, apresentação de atributos, detalahmento de vantagens.


b) Consumo emocional: fazer - querer
Princípio do prazer, desperta a simpatia, interesse e fascínio. Fazer com que a pessoa queira determinado produto.

- Publicidade sustentada no consumo emocional: é a publicidade voltada para a sensibilização do consumidor, fundada no princípio do prazer. É a publicidade do fazer-querer (principalmente sedução): é aquela que procura atingir a emoção, despertando simpatia e provocando interesse. Trabalha mais no eixo da subjetividade, do magnetismo, do fascínio para garantir a adesão do público.


c) Valor simbólico: fazer - querer (tentação)
Consumo como ascensão social.

- Publicidade sustentada no valor simbólio do consumo: é a publicidade que tem como álibi a ascensão social: o consumo é traduzido em diferenciação sociocultural. É a publicidade do fazer - querer (principalmente tentação): a apresentação de imagens positivas impulsiona o consumidor a desejar uma situação semelhante. por isso a preocupação com a associação simbólica capaz de ressaltar diferenças de estilo de vida e de servir como indicador das relações sociais.

d) Valores cidadãos: fazer - poder (intimidação)
Se você não for politicamente correto...



- Publicidade fundada nos valores cidadãos do consumo: é a publicidade voltada para a tomada de decisão do consumidor. É a publicidade do fazer - poder (sobretudo intimidação): ela produz uma espécie de constrangimento no sujeito. Há, por vezes, nesse tipo de racionalidade, deslocamento do produto em detrimento da posição diante do grupo. Exploram-se temas, sobretudo polêmicas, como fome, racismo, discriminação social, ecologia, saúde pública, nível de satisfação das pessoas, a evidenciar a relação do consumo com o papel do cidadão quem tem opinião, que toma partido que decide.


e) Valor investigativo de consumo: fazer - poder (provocação)
Investiga o consumidor a fazer parte de uma "tribo".

- Publicidade fundada no valor integrativo do consumo: é a publicidade voltada para a noção de pertencimento a grupos. É a publicidade do fazer - poder (sobretudo provocação): é a que mexe com aquele sujeito "carente" que se vê incitado a prencher essa carência para garantir o reconhecimento do seu grupo. Ela instiga o consumidor, explora signos preestabelecidos, valores compartilhados por grupos restritos, convidando-o a fazer parte daquele "tribo".

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